sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Projeto entra em Férias.


O Cineclube Navegantes - Tem Brasil exibirá sua última sessão do ano de 2010 dia 18/12 (leia abaixo), para entrar em férias, e retornarmos dia 29 de Janeiro de 2011. Confesso que, caso não fosse viajar, continuaria realizando as sessões pois seria uma ótima opção cultural para a população aripuanense neste período.
É necessário fazer agora um balanço do Projeto, com seus acertos, equívocos e comentar o que se espera para o ano vindouro.
A ideia do Projeto nasceu logo que cheguei a Aripuanã, em abril de 2009, (a Sétima Arte é uma paixão pessoal), desenvolvi o projeto e esperei o momento certo de apresentá-lo ao poder público. Logo que me estabilizei no trabalho, lecionando na rede pública estadual e particular, fui até a Secretaria de Turismo, (agradeço a Bete da Herbalife) quando o Toto ainda ocupava a cadeira e ele prontamente abraçou a ideia, levando-me a ser entrevistado ao vivo na Rádio Navegantes ( seria parceira inestimável) para divulgar a intenção de exibir e discutir filmes na cidade. Quando a Gorete assumiu a pasta do Turismo o projeto passou pelas suas mãos, ela o remodelou e descobriu-se um edital do Ministério da Cultura disponibilizando equipamentos de exibição e filmes, esperamos cerca de seis meses até recebermos a aprovação e a partir daí viajar até Cuiabá para fazermos um treinamento sobre a História do cinema e o movimento cineclubista no Brasil.
As exibições do Cineclube de Aripuanã estreiam dia 19 de Junho de 2010 (depois de um ano e meio de luta) com o filme "O ano em que meus pais saíram de férias" de Cao Hamburger, o Centro de Turismo teve absoluta lotação, a partir desta data, mais de 40 filmes entre curtas e longas metragens foram exibidos e até em dia de rodeio o Cine não parou, fizemos uma sessão para seis pessoas.
Hoje contamos com parcerias importantes que ajudam na divulgação do projeto, a Rádio Navegantes, em sua programação diária divulga sinopse do filme e também no Informativo Navegantes das sextas feiras, e todos os sábados, por volta das 11:50, comento sobre o filme da noite, além da imprescindível ajuda do Rodrigo Penteado na montagem dos equipamentos. Outro meio de comunicação local fundamental é o site http://www.topnews.com.br/ que, atravéz da figura do Cleverson Veronese contribui semanalmente neste processo de propaganda, não se pode esquecer da TV Aripuanã e a equipe do Cleomar Diesel, pois nunca negaram espaço no programa de meio dia, que, como sabemos possui imensa audiência local, também agradecimento especial a dupla Mauro e Douglas Moreira da Rocha (apoio de áudiovisual), não esquecendo da Taiane, seres excepcionais. E por último agradecer a Empresa Energética Águas da Pedra, contribuindo com a confecção de camisetas, panfletos e cartazes do projeto. Ainda comentando sobre parcerias, é preciso dizer sobre a Vídeolocadora Cidade dos Sonhos, foi parceria fundamental para a continuidade das exibições, já que, qualquer cineclube precisa variar suas exibições e o acervo da Cidade dos Sonhos foi fundamental no cumprimento desta tarefa. Obviamente, sem a Prefeitura de Aripuanã e as duas secretarias envolvidas (Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Turismo) provavelmente nada teria saído do papel, então, agradeço ao prefeito Betão Torremocha e as competentes Gorete e Rogéria e suas equipes por ajudarem tanto, pensando para o ano que vem começarmos com uma ótima ideia, a emissão de certificados para quem participar das exibições e debates.
Agora é necessário comentar um pouco sobre o comportamento do público. Depois de tantos filmes, notou-se a existência de um público fiel comparecendo às exibições, inclusive, por vezes, continuando no recinto para ouvir e debaterem sobre a obra assistida da noite, porém, infelizmente, ainda ocorrem alguns percalços com relação à educação cinéfila. É preciso dizer da necessidade de se chegar no horário, sempre às 20:00h, desligar os aparelhos de celular e fazer silêncio durante as exibições, nisso, parte do público local está deixando a desejar, espero que, no transcorrer do ano de 2011 tenhamos melhorias com relação a este problema.
E finalizando, é necessário compreender que o projeto de cinema tem a intenção de exibir filmes "mais inteligentes", com conteúdos políticos e culturais que saiam do padrão do "cinema fácil", não reflexivo, precisamos colocar a cabeça para funcionar e nisso o Cineclube cumpre um papel fundamental, sem deixar o entretenimento de lado.
Forte abraço e até 2011.
Profº Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Homem Nu.







Sábado, 18 de dezembro, acontecerá a última sessão de 2010 do Cineclube Navegantes - Tem Brasil, e o filme escolhido para encerrar as exibições será O Homem Nu (1997), quinta obra dirigida por Hugo Carvana (foto acima, a direita), O Homem Nu é baseado no livro de Fernando Sabino (A Nudez da Verdade) que foi filmado pela primeira vez em 1967 por Roberto Santos.
O Homem Nu reúne um elenco formidável encabeçado por Cláudio Marzo, uma comédia crítica e atualíssima que levará o público à reflexões e boas risadas.
O filme O Homem Nu não é recomendado para menores de 14 anos, e a última sessão do ano acontecerá no Centro de Apoio ao Turismo às 20:00h.
O projeto cineclubista de Aripuanã tem o apoio das Secretarias de Educação e Cultura/Turismo, Energética Águas da Pedra e a divulgação da Rádio Regional Navegantes e Top News.
Profº Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Curtas Comédias.









Sábado 11 de Dezembro, o Cineclube Navegantes-Tem Brasil apresentará a penúltima sessão do ano de 2010, e será uma sessão especial, quem for ao Centro de Turismo vai contemplar três filmes de curta metragem do gênero comédia.
O primeiro filme a ser exibido é Açaí com Jabá, um delírio/cômico que mostra um pouco da cultura do Pará e o hábito culinário do Açaí. A segunda exibição trata-se de um filme cômico/histórico que vai contar um pouco da história de um famoso bandido urbano paulistano que se notabilizou pelas suas fugas mirabolantes pelos telhados de uma São Paulo da década de 1920, um bom filme do já consagrado Beto Brant, Dov'e Meneghetti, e encerrando a noite de cinema em Aripuanã, vamos assistir a BMW Vermelho, talvez o mais engraçado dos três curtas, esse filme mostrará como um desempregado suburbano ganha uma BMW novinha em folha num concurso e em vez do prêmio trazer alegrias, acaba complicando ainda mais sua vida e da família.
A sessão deste sábado vai acontecer no Centro de Apoio ao Turismo às 20:00h e a classificação indicativa é livre para todos os públicos.
O projeto cineclubista tem o apoio da Prefeitura de Aripuanã através das secretarias de Educação e Cultura, Secretaria de Turismo e Energética Águas da Pedra, além da divulgação do Top News e Rádio Regional Navegantes FM.
Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sessão de curtas para todas as idades











--------------O Cineclube Navegantes-Tem Brasil apresentará neste sábado 4 de Dezembro uma sessão do que melhor tem se produzido em curtas-metragens no Brasil no últimos anos. Serão exibidos quatro filmes de duração entre treze e vinte e cinco minutos para todas as idades, são filmes envolventes e interessantíssimos que irão agradar o público que gosta de um tipo diferente, e inteligente de cinema.
O primeiro curta a ser exibido será Maré Capoeira, que mostra a paixão de um menino e uma menina pela roda de dança e luta de origem africana, mas brasileiríssima. O segundo curta metragem que veremos vai ser o enigmático Caçadores de Saci, um filme delicioso, que trabalha o folclore brasileiro com originalidade e qualidade técnica, para logo em seguida, a platéia cineclubista contemplar um filme muito belo, que trata com competência a questão da diferença de gerações e a perda da memória na velhice, Dona Cristina perdeu a memória. E por último, assistiremos uma história de época sobre a infância e a paixão pelo cinema, no muito bem feito, Paisagem de meninos.
As exibições de sábado vão acontecer no Centro de Turismo às 20:00h e a classificação é livre para todas as idades.
O projeto de cinema tem o patrocínio da Prefeitura de Aripuanã através das Secretarias de Educação e Cultura, Secretaria de Turismo e Energética Águas da Pedra, com o apoio de divulgação da Rádio Regional Navegantes FM , Top News e TV Aripuanã.
Profº Cássio Marcelo de Oliveira Alves.